www.saotomeinformes.blogspot.com

terça-feira, 1 de março de 2011

Prevenção sempre.



NESSE CARNAVAL PREVINA-SE E TORNE-SE UM CIDADÃO CONSCIENTE E LIVRE DE DOENÇAS SE PINTAR O CLIMA USE CAMISINHA.

DOENÇAS QUE VOÇ~E PODE CONTRAIR SEM O USO DA CAMISINHA.
HIV/aids
Como o HIV, vírus causador da aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:
  • Sexo sem camisinha. Por ser vaginal, anal ou oral.
  • De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.
  • Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa.
  • Transfusão de sangue contaminado com o HIV.
  • Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo está disponível na rede pública de saúde. Caso não saiba onde retirar a camisinha, ligue para o Disque Saúde (0800 61 1997).

Hepatites virais
Quanto às formas de contágio, as hepatites virais podem ser classificadas em dois grupos:
  • fecal-oral (vírus A e E): a contaminação depende de condições de saneamento básico e água, além de higiene pessoal e dos alimentos;
  • sanguínea (vírus B, C e D): assim como o HIV, a transmissão pode ocorrer pelo sexo desprotegido; ao compartilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam; ou de mãe para filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Campanha de Carnaval 2011

Nos últimos anos, a campanha de estímulo ao uso do preservativo no carnaval tornou-se  parte fundamental da estratégia do Ministério da Saúde para o enfrentamento do HIV/aids. A campanha de 2011 está direcionada às mulheres na faixa etária de 15 a 24 anos, das classes C, D e E. Esse recorte de público é resultado da análise de dados epidemiológicos que apontam a feminização da epidemia, com maior atenção à faixa etária de 13 a 19 anos, em que existem oito casos em meninos para cada 10 em meninas.
A campanha incentiva a adoção do uso do preservativo entre as garotas e, para aquelas que desconhecem seu status sorológico para o HIV, informa sobre a praticidade, gratuidade e confidencialidade do exame de aids, sífilis e hepatite viral no serviço de saúde.
Na primeira fase da campanha (veiculada de 25/2 a 8/3), o desafio está em estimular a negociação do uso do preservativo diante da falsa percepção de segurança em relação ao parceiro (pela aparência ou pelo pertencimento ao mesmo grupo de amigos) ou da negação do preservativo como prova de amor.
Na segunda fase da campanha (veiculada de 9/3 a 20/3), a ideia é desmistificar a testagem, demonstrando como é fácil, seguro e sigiloso saber seu estado sorológico na rede pública.
Para a campanha, buscou-se o foco positivo, exaltando a participação da mulher na negociação do uso do preservativo. Para isso, foi escolhido o slogan “Curta o carnaval. Sexo só se for com camisinha. Senão não dá.” Foram criados três filmes para veiculação em televisão, um jingle (parodiando o hit popular “Minha Mulher Não Deixa Não”) e materiais gráficos para cada fase.

Como curar a ressaca do Carnaval

Beber muita água irá ajudar

O álcool é um diurético - quer dizer, tende a aumentar a quantidade de urina produzida no organismo, levando a uma maior eliminação de água pelo corpo. O álcool, por tanto, dependendo da quantidade ingerida, pode “secar” o organismo. Recomenda-se, assim, beber bastante água na manhã seguinte após ingerir bebida alcoólica, o que ajuda a compensar a desidratação.

Mas isto não é tudo. Durante o processo de destilação, são adicionados vários componentes às bebidas alcoólicas, e estes contribuem para as costumeiras dores de estômago que acontecem na ressaca. Beber muita água, então tem um segundo efeito, além de reidratar o seu organismo: a água dilui estes componentes da bebida alcoólica no seu estômago e trato intestinal, melhorando os sintomas de mal-estar abdominal.

O truque da torrada queimada na manhã seguinte

O carbono na parte queimada da torrada filtra as impurezas (compostos) presentes na bebida alcoólica. De fato, uma das maneiras de tratar a intoxicação pelo álcool em um Pronto Socorro é a ingestão de compostos de carvão pela mesma razão. A torrada queimada é uma versão muito mais leve do mesmo remédio.

O truque de comer gorduras ao beber

Este, em realidade, não é um remédio para depois, mas sim um preventivo da ressaca. A explicação é que os alimentos gordurosos, se ingeridos antes de beber álcool, "engraxam" a camada interna dos intestinos. O álcool leva então mais muito tempo para ser absorvido pelo organismo. Nos países do Mediterrâneo, um remédio popular envolve tomar uma colher de azeite de oliva antes de beber, com o mesmo efeito.

Alimentar-se na manhã seguinte

Quase qualquer tipo de alimento na manhã seguinte pode ajudar a aliviar uma ressaca. Os alimentos provêem eletrólitos para o organismo, que os necessita depois de uma desidratação. Isto é especialmente importante se tiverem ocorrido muitos vômitos. Uma refeição leve na manhã seguinte, com frutas e sucos, pode ajudar bastante.

Duas aspirinas à noite e duas pela manhã seguinte

Este é um remédio muito bom para a dor de cabeça que é freqüente nas ressacas. O maior problema, entretanto, é que em algumas pessoas pode agravar uma gastrite já existente, ou ter ainda outros efeitos colaterais mais sérios, como sangramento gástrico. Mas em pessoas que não bebem regularmente, e/ou que não apresentam quadros de gastrite, este truque irá funcionar bem para tratar a dor de cabeça.

O truque de “rebater” a bebida na manhã seguinte

Pessoas acostumadas a beber já conhecem este truque há anos e anos – no dia seguinte, pela manhã, tomar uma pequena dose de bebida, e elevar o nível de álcool no sangue. Biologicamente, este truque o fará sentir-se bem por um pequeno período. Entretanto, ele não pode ser recomendado, pois este nível de álcool sanguíneo mais elevado terá que ser diminuído eventualmente, em algum momento. Além disso é um hábito que pode muito facilmente conduzir ao alcoolismo.

Finalmente, é importante lembrar de que não existe nenhuma “fórmula mágica” capaz de evitar completamente a ressaca. Se você beber muito, possivelmente você irá pagar por isso no dia seguinte.

JÁ É CARNAVAL VEM VIVER ESSA FOLIA

Estamos nos últimos preparativos para a maior festa carnavalesca da região do Potengi, a Secretaria Municipal de Cultura, Juventude, Turismo e Lazer estará dando cobertura fotográfica, logística e organizacional dessa belissíma festa. Então agora vamos cair na folia e esperar o resultado que vai movimentar toda nossa cidade, as espectativas do Prefito Municipal é que essa festa dê uma sacudida na economia do municipio tendo em vista a passagem de muitas pessoas de cidades vizinhas impulsionando o comércio dos ambulantes.
Esse ano teremos 04 dias com Trio Elétrico que vai fazer o diferencial na Região, agora é só esperar e cair na folia, a praça da folia ja começará ser organizada apartir de amanha.

DICAS PARA VOÇÊ CAIR NA FOLIA COM SEGURANÇA E SAÚDE

Vem aí alguns dias de Carnaval e você não deve esquecer as regras básicas para sobreviver a estes 4 dias de folia intensa. Para aguentar toda esta maratona é preciso tomar alguns cuidados essenciais a fim de assegurar a  saúde e bem estar dos seus filhos. Veja a seguir algumas dicas úteis para garantir dias de muita alegria e bom divertimento à todos!
As altas temperaturas favorecem a desidratação. Por isso, esteja atento para e beba muita água. Além de hidratar ela lubrifica o organismo, transporta os nutrientes, elimina toxinas e repõe a energia.

Roupa de carnaval

Para as mulheres a roupa para carnaval mais indicada é o vestido, esse modelos em fresquinho e deixa a mulher bem à vontade, fora que deixa a mulher bem mais bonita e sensual. Para os homens vale usar uma bermuda e regatinha, se estiver muito calor não tem problema nenhum desfilar sem camisa. Nos pés use calçados bem confortáveis.

Acessórios para o carnaval

O carnaval é época de muita cor, brilho e também de muito calor, por isso vale apostar em uma forte tendência de moda que são as presilhas para manter os cabelos presos, vale investir em modelos com flores e ainda os badalados headbands, que dão charme e beleza ao visual da mulher brasileira.
Carnaval - 2011
São Tomé Folia, Carnaval que virou mania!!

Reunião com os barraqueiros:

Quarta-feira: 09:00hs
Local: Secretaria de Cultura 

Reunião com os presidentes dos blocos: 

Quinta-feira: 09:00hs
Local: Secretaria de Cultura.
Não deixem de participarem.