www.saotomeinformes.blogspot.com

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Forró da agitação 100% São Tomé - Atração Carnaval 2011


Algumas das atrações do São Tomé Folia 2011
Jair Banda Show.

 Banda Flor de 
Liz
Sandrinho Show


TRANSMISSÃO DO HIV

O HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno.
Transmissão sexual: ocorre pelo ato sexual vaginal, anal ou oral no qual haja contado do sangue, sêmen ou secreções vaginais da pessoa infectada pelo HIV com a pessoa sadia. Pode haver infecção também através do contato com objetos sexuais contaminados, caso não sejam devidamente lavados ou cobertos com uma camisinha.
Transmissão por sangue contaminado: o HIV pode ser transmitido através do sangue ou produtos derivados do sangue (como plasma e plaquetas) em transfusões sanguíneas. Desde o início da década de 90, hospitais e bancos de sangue têm feitos exames de rotina no sangue de doadores para identificação do HIV. Estes exames reduziram substancialmente o risco de alguém ser contaminado pelo HIV durante uma transfusão.
Transmissão através de agulhas ou seringas contaminadas: o HIV pode ser transmitido através de agulhas ou seringas contaminadas. Usuários de drogas injetáveis que compartilham seringas ou agulhas, também têm risco da transmissão do vírus da hepatite e outras doenças infecciosas.
Transmissão através de perfuração acidental com agulhas ou objetos cortantes: a transmissão do HIV de um paciente contaminado para um profissional de saúde, seja por uma perfuração acidental por agulha durante procedimento cirúrgico ou mesmo numa punção venosa, é baixa. Especialistas acreditam que o risco de contaminação neste tipo de acidente seja menor que 1%.
Transmissão da mãe para o filho: a cada ano, cerca de 600.000 recém-nascidos são infectados pelo HIV, seja durante a gestação, durante o parto ou no período de amamentação. Mas de a mulher recebe tratamento para o HIV durante a gravidez, o risco de infecção do bebê se torna bastante reduzido.
Outros métodos de transmissão: em raros casos, o HIV pode ser transmitido através de um órgão transplantado, inseminação artificial ou por equipamentos cirúrgicos ou odontológicos não esterilizados.

O USO DA CAMISINHA É REALMENTE SEGURO?

Cientistas testaram o preservativo masculino ao extremo, com resultados surpreendentes.
Uso segura da camisinha na prevenção da AIDSDiversos estudos confirmam a eficiência do preservativo na prevenção da aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Em um estudo realizado recentemente na Universidade de Wisconsin (EUA), demonstrou-se que o correto e sistemático uso de preservativos em todas as relações sexuais apresenta uma eficácia estimada em 90-95% na prevenção da transmissão do HIV.

A camisinha é mesmo impermeável? Quais foram os teste realizados para garantir a segurança do preservativo?

A impermeabilidade é um dos fatores que mais preocupam as pessoas. Em um estudo feito no National Institutes of Health dos Estados Unidos, ampliou-se o látex do preservativo (utilizando-se de microscópio eletrônico), esticando-o em 2 mil vezes e não foi encontrado nenhum poro. Outro estudo examinou as 40 marcas de preservativos mais utilizadas em todo o mundo, ampliando 30 mil vezes (nível de ampliação que possibilita a visão do HIV) e nenhum exemplar apresentou poros.
Em outro estudo mais antigo de 1992, que usou microesferas semelhantes ao HIV em concentração 100 vezes maior que a quantidade encontrada no sêmen, os resultados demonstraram que, mesmo nos casos em que a resistência dos preservativos mostrou-se menor, os vazamentos foram inferiores a 0,01% do volume total. O estudo concluiu que, mesmo nos piores casos, os preservativos oferecem 10 mil vezes mais proteção contra o vírus da aids do que a sua não utilização.

Não há dúvidas, a ciência já comprovou que o uso da camisinha é realmente seguro. Mas por que às vezes estoura?

Quanto à possibilidade do preservativo estourar durante o ato sexual, as pesquisas sustentam que os rompimentos se devem muito mais ao uso incorreto do preservativo, do que a uma falha estrutural do produto. Nos Estados Unidos, um estudo realizado em 1989 indicou que a taxa de rompimento da camisinha era inferior a 1%. Porém, em 1994, foi conduzido um importante estudo multicêntrico sobre essa possibilidade em 8 países (República Dominicana, México, Estados Unidos, Gana, Quênia, Malawi, Nepal e Sri Lanka), encontrando-se, então, uma taxa de rompimento que variou entre 0,6% (no Sri-Lanka) a 13,3% (em Gana).
O dado mais convincente sobre a eficiência do preservativo na prevenção contra o HIV foi demonstrado por um estudo realizado entre casais, onde um dos parceiros estava infectado pelo HIV e o outro não. O estudo mostrou que, com o uso consistente dos preservativos, a taxa de infecção pelo HIV nos parceiros não infectados foi menor que 1% ao ano.
Diante dos resultados desses estudos, realizados por instituições renomadas e de credibilidade, pode-se dizer que o correto e freqüente uso do preservativo contribui de forma eficaz tanto para a prevenção de enfermidades quanto para evitar a ocorrência de gravidez não planejada.

Já que o rompimento da camisinha se deve mais ao uso incorreto, quais os cuidados que devem ser tomados para seu uso de forma correta?

Para evitar danos no preservativo, você deve abrir a embalagem com cuidado - nunca com os dentes ou outros objetos que possam danificá-la.
Coloque a camisinha somente quando o pênis estiver ereto. Aperte a ponta da camisinha para retirar todo o ar e depois desenrole a camisinha até a base do pênis.
Se for preciso usar lubrificantes, usar somente os à base de água, evitando vaselina e outros lubrificantes à base de óleo.
Após a ejaculação, retire a camisinha com o pênis ainda ereto, fechando com a mão a abertura para evitar que o esperma vaze de dentro da camisinha. Depois dê um nó no meio da camisinha para depois jogá-la no lixo. Nunca use a camisinha mais de uma vez.
Não utilize preservativos que estão há muito tempo guardados em locais abafados, como bolsos de calça, carteiras ou porta-luvas de carro, pois ficam mais sujeitos ao rompimento. Utilize somente um preservativo por vez, já que preservativos sobrepostos podem se romper com o atrito.
Além desses cuidados, também é preciso certificar-se de que o produto contenha a identificação completa do fabricante ou do importador. Observe as informações sobre o número do lote e a data de validade e verifique se a embalagem do preservativo traz o símbolo de certificação do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, cuja finalidade é atestar a qualidade do produto.

Se mesmo após esses cuidados a camisinha estourar, que atitudes devem ser tomadas?

Sabe-se que a transmissão sexual do HIV está relacionada ao contato da mucosa do pênis com as secreções sexuais e o risco varia de acordo com diversos fatores, incluindo o tempo de exposição, a quantidade de secreção, a carga viral do(a) parceiro(a) infectado(a), a presença de outra doença sexualmente transmissível, entre outros.
Sabendo disso, se a camisinha se rompe durante o ato sexual e há alguma possibilidade de infecção, ainda que pequena (como, por exemplo, parceiro de sorologia desconhecida), deve-se fazer o teste naquele momento e após 90 dias para que a dúvida seja esclarecida.
A ruptura da camisinha implica risco real de aquisição da infecção por HIV. Independente do sexo do parceiro, o certo é interromper a relação, realizar uma higienização e, se for o caso, iniciar o ato sexual novamente com um novo preservativo. A higiene dos genitais deve ser feita da forma habitual (água e sabão), sendo desnecessário o uso de substâncias químicas, que podem inclusive ferir pele e mucosas, aumentando o risco de contágio pela quebra de barreiras naturais de proteção ao vírus.
Diante de qualquer dúvida, sempre procure um médico. O especialista responsável pelo tratamento de doenças infecciosas é o infectologista.
Fonte: Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde.

COMO EVITAR A RESSACA

Como prevenir a ressaca? Festas e comemorações: guia para beber e não sofrer com a ressaca no dia seguinte.
Como evitar a ressacaNatal, reveillon, ano-novo e depois carnaval, sem falar nas noitadas. Para quem gosta de comemorar bebendo, a ressaca pode ser terrível. Descubra como prevenir.
O Banco de Saúde reuniu neste guia estratégias eficazes para bloquear a ressaca antes que ela apareça.

A ressaca explicada

Enquanto você está sofrendo de uma terrível ressaca, surge a pergunta: “Como algumas doses aparentemente inofensivas puderam me deixar neste estado de miséria?”. Na verdade, é preciso considerar que o álcool é um veneno, ou seja, cada dose significa um pouco de veneno que você ingere deliberadamente. A ressaca é o seu corpo recuperando-se após ter sido envenenado por álcool e seus metabólitos.
Os sintomas da ressaca variam, mas incluem um ou mais dos seguintes:
  • Dor de cabeça. Geralmente são dores de cabeça pulsáteis, como um tambor batendo dentro do crânio. A intoxicação por álcool parece provocar a dilatação dos vasos sanguíneos do cérebro, que pode contribuir para a cefaléia em algumas pessoas. O álcool também tem efeito em alguns neurotransmissores, elevando o nível de serotonina e histamina que podem desencadear dores de cabeça.
     
  • Desidratação. Ao acordar após uma noite de bebedeira pesada, sua boca está completamente seca. A desidratação é a culpada por isto, e em parte, também pelas dores de cabeça, náuseas e enjôos. O álcool é um diurético, isto significa que ele impede o organismo de liberar um hormônio que retém água. Sudorese, diarréia e vômitos, que podem acompanhar a ressaca, também são fatores associados à desidratação. Os sintomas de desidratação são tontura, mal estar, sede e fraqueza.
     
  • Fadiga. No seguinte ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, você provavelmente estará um trapo. Isto é devido ao efeito negativo do álcool sobre o sono. Apesar de o álcool ser um sedativo, a qualidade do sono é grandemente prejudicada. Pessoas que consomem bebidas alcoólicas tendem a ter dificuldade na manutenção do sono, com despertar freqüente e menor quantidade de sono REM (fase dos sonhos, relacionada ao bom funcionamento físico e emocional).
Estudos publicados recentemente mostraram que tanto a memória, quanto o desempenho psicomotor permanecem prejudicados na manhã após o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, mesmo após os níveis sanguíneos de álcool terem caído para zero.

Prevenção da Ressaca

Antes de a ressaca atacar, você pode tomar algumas medidas para prevenir ou reduzir os danos.
Estratégias que realmente funcionam contra a ressaca:

Escolha sua bebida com cuidado evite a ressaca: escolhas

Alguns estudos mostraram que bebidas alcoólicas que possuem em sua composição principalmente água e álcool, tais como vodka e gin, produzem menos ressaca.
Enquanto outras bebidas, tais como whisky, conhaque e vinho tinto, geralmente produzem mais ressaca. Mas o que fazer, se você ama cerveja? A cerveja contém relativamente poucos congêneres, substâncias adicionais ao álcool que podem favorecer a ressaca. E quanto à caipirinha? A bebida feita com limão, açúcar e cachaça possui uma quantidade intermediária de congêneres e não é das piores causadoras de ressaca.

Coma antes de beber

evite a ressaca: lanche
O álcool é absorvido mais lentamente quando existe alimento no estômago. Mas o que você deve comer? O que você quiser. É um mito que determinados de tipos de comida são melhor para combater a ressaca.

Faça intervalos

evite a ressaca: intervalosBeber uma bebida não alcoólica ou mesmo água entre os drinks ajuda a manter o nível de álcool baixo e também o corpo hidratado.


Reponha os fluídos perdidos

evite a ressaca: agua
Antes de colocar a cabeça no travesseiro, beba água ou alguma bebida não alcoolica, mas evite cafeína.


Tome algum analgésico antes que a dor de cabeça comece

evite a ressaca: aspirina
Use algum medicamento analgésico com o qual você já está acostumado para prevenir a dor de cabeça. Estes medicamentos podem ser vendidos sem receita, no entanto evite a automedicação, principalmente em excesso.
Por fim, a melhor dica ainda continua sendo beber com moderação. Lembrando sempre que ao beber, esteja preparado para não dirigir: use serviços de táxis ou use o transporte de amigos.

CONSEQUÊNCIAS DO ALCOOLISMO

A cirrose hepática, que se traduz por uma insuficiência ou mau funcionamento do fígado, é a doença relacionada ao alcoolismo mais conhecida, capaz de levar o indivíduo à morte ou a grande incapacidade física.
Outras graves doenças relacionadas ao consumo do álcool são alguns tipos de câncer (ex: pâncreas, esôfago e estômago), demência, doenças dos nervos periféricos, infarto do coração, derrame cerebral, desnutrição, traumas diversos, acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, depressão, agressões domésticas e até mesmo homicídios e suicídios.

DST S

Dicas de saúde para o carnaval: DST e AIDS

Dicas de saúde: camisinhaA sensação de liberdade típica do carnaval, associada ao consumo excessivo de álcool, também aumenta as chances contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis, dentre elas a AIDS.
A informação também é uma grande aliada na hora da prevenção, então é fundamental se informar sobre as doenças e os modos de preveni-las.
Se você tem dúvidas em relação à camisinha, AIDS e DST o Banco de Saúde recomenda:

BEBIDAS ALCÓOLICAS

Dicas de saúde para o carnaval: bebidas alcoólicas

Dicas de saúde: ressacaO uso de bebidas alcoólicas no carnaval é muitas vezes excessivo, sendo uma das maiores causas para interromper a folia, ou pior, ser causa de acidentes de trânsito, quando o folião esquece a regra principal: Se beber, não dirija.
Sobre a associação de álcool e atividades físicas, é importante lembrar que o álcool também aumenta a perda de líquido. O ideal seria o consumo moderado e beber mais.
Para prevenir-se contra os perigos do álcool no carnaval o Banco de Saúde recomenda:

EXERCÍCIOS FÍSICOS

Dicas de saúde para o carnaval: Lesões musculares

Dicas de saúde: alongamentosO carnaval é uma época do ano em que as lesões de músculo se tornam mais comuns, segundo Marcelo Petrilli, médico do departamento de ortopedia e traumatologia da Universidade Federal de São Paulo, especialista em cirurgia de joelho. De acordo com Petrilli, essas lesões podem ser divididas em dois grandes grupos: lesões traumáticas decorrentes de acidentes e as lesões traumáticas ou por sobrecarga, decorrentes da maior atividade física sem o preparo adequado.
Pessoas com sobrepeso, sedentárias e que já apresentam problemas musculares são o grupo de maior risco para lesões, e, portanto, devem ter mais cuidado. Além disso, o especialista explica que sambar na avenida com sapatos de salto alto exige das passistas um preparo extra, pois os saltos aumentam a carga nas articulações, principalmente dos joelhos.
Outra dica importante é utilizar um calçado adequado, de preferência um tênis confortável, fazer exercícios de alongamento e um aquecimento antes do desfile.

ÁGUA

Dicas de saúde para o carnaval: Hidratação

Dicas de saúde aguaEsse é um dos pontos mais importantes para se manter saudável. Recomenda-se que entre três e quatro horas antes da maratona o folião consuma de 250 a 500 ml de água, sucos ou água de coco. Durante a folia, o ideal é beber de 150 a 200 ml a cada 15 minutos a meia hora, dependendo da intensidade.
Bebidas energéticas e esportivas são uma boa opção para quem vai praticar exercícios intensos e por um longo tempo. Mas existe um alerta para as bebidas energéticas que contém cafeína, pois aumentam a perda de líquidos do organismo, merecendo hidratação em dobro.

ALIMENTAÇÃO

Dicas de saúde para o carnaval: Alimentação

Dicas de saúde: massa O carnaval pode ser considerado uma maratona e por isso exige alimentação reforçada. Na véspera da folia, recomenda-se consumir mais carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata e aveia. De preferência as versões integrais, que sustentam por mais tempo.
Imediatamente antes da folia, são recomendadas as frutas, pois são ricas em água e sais minerais.
Depois da maratona, além de consumir carboidratos, proteínas também são importantes, e podem ser encontradas em carnes magras, ovo e feijão.

DICAS DE SAÚDE PARA O CARNAVAL

Dicas de saúde para o carnaval

Uma coleção de dicas para aproveitar ao máximo o carnaval e prevenir as doenças que rondam a folia.
A maratona do carnaval exige cuidados especiais com a saúde para aproveitar ao máximo a folia e prevenir doenças as quais os foliões estão mais expostos.
No carnaval é necessária atenção especial com a alimentação, reposição de líquidos, comportamentos sexuais de risco, uso de bebidas alcoólicas, dentre outros riscos típicos do feriado mais famoso do país.

MATINÊS



E A CRIANÇADA TAMBÉM TEM SEU ESPAÇO NO SÃO TOMÉ FOLIA

BANDAS CONFIRMADAS

ALEX MOTA E BANDA

FLOR DE LIZ

FORRÓ DA AGITAÇÃO ELÉTRICO

BANDA SLAP

SANDRINHO SHOW

JAIR BANDA SHOW

E AINDA VAI TER MAIS....

NOVIDADES CARNAVAL 2011

TRIO ELÉTRICO OS 4 (QUATRO) DIAS DE FOLIA...... VAI SER ARRASTÃO TODOS OS DIAS

CULTURA


Cultura
Composição: Thomaz Oliveira
Cultura, presente!!
Censura, ausente!!
O artista é livre
Liberta a expressão
Nascente as culturas de berço e de sorte
De tudo que é bom vem do norte
Norteando os corações
Lai la, lerê
Cultura, presente!!
Censura
Salve as culturas do norteste
Deste norte, leste, oeste
Vindas de todo Brasil
Lai ra, Brasil
Lai ra, Brasil
As lavadeiras do rio
As cores da bandeira
Um sentimento bravil
Viva a música brasileira
No barro as formas de um pensamento nordestino
Na janela o olhar do menino
Nas águas que corre pro mar
Descendo cultura rio abaixo
Da fonte é que nasce o riacho
Do norte a inspiração
Feliz do cabra brasileiro
Que bebe água nas fontes do sertão
lai la Lerê.

REPORTAGEM RÁDIO SANTA CRUZ


Prefeitura de São Tomé realiza carnaval 2009

Escrito por Édipo Natan   
Qui, 19 de Fevereiro de 2009 07:54
Carnaval folia, São Tomé me contagia. Esse é o tema da principal festa de momo da região Potengi do estado promovida pela Prefeitura de São Tomé.
Carnaval folia, São Tomé me contagia. Esse é o tema da principal festa de momo da região Potengi do estado promovida pela Prefeitura de São Tomé. Serão quatro dias de folia onde a população da cidade e visitantes estarão unidos para fazerem uma festa animada. Todo o trabalho da prefeitura serve para resgatar o carnaval e aumentar o número de turistas que visitam a cidade.
Várias atrações farão a animação dos foliões durante os quatro dias de carnaval. No sábado (21), primeiro dia, a festa será com Vaca Atolada Elétrico, Cara e Coroa e Esquema Show. No domingo (22) a animação fica por conta de Paulinho Elétrico e Esquema Show. Na segunda (23), o carnaval de São Tomé terá como atrações Paulinho Elétrico, Cara e Coroa e Esquema Show e na terça (24), último dia de festa, se apresentarão às bandas Super Classe A e Esquema Show.
As festas acontecerão na praça da igreja, com desfiles de blocos carnavalescos, todas as noites.
Segundo o prefeito da cidade Anteomar da Silva (Babá) as expectativas são as melhores possíveis, já que em contato com a população, muito ficarão para participar dos festejos na cidade. Também pessoas de fora já mostraram interesse em participar do carnaval em São Tomé.

Mas durante o carnaval a programação não conta só de festa à noite, vários outros eventos acontecerão para envolver os foliões. No sábado acontecerá a programação social onde os Clubes Sociais, PETI, Pró-jovem, Clube de Idosos participarão da folia. Já no domingo, durante todo o dia, acontecerá à feijoada de carnaval, na segunda-feira vai ser realizado o tradicional Jogo das Quengas no final da tarde. Além disso, as crianças participarão todos os dias à tarde de matinê animada pela orquestra de frevo do município de São Tomé.
Segundo o prefeito Babá, será um carnaval animado para toda a família participar, com total segurança e respeito por todos. O Carnaval Folia, São Tomé me Contagia, espera atrair turistas e reviver as grandes festas de carnaval na cidade.